
Comentário:
Leitura obrigatória para quem atua - ou deseja atuar - nas áreas de atendimento, planejamento e marketing. Também é uma ótima pedida para a galera da criação. Com linguagem simples e divertida e exemplos reais, o autor consegue passar a essência da conexão entre marcas e consumidores. O livro é recomendado por autoridades da propaganda como Celso Loducca, Lee Clow (TBWA) e Geoffrey Frost (Nike).
Sinopse:
Agências em todo o mundo tem se atropelado para criar departamentos de planejamento, mas apesar do entusiasmo, o planejamento de propaganda permanece envolto em mistérios. Será que se trata meramente de uma ferramenta para atrair novos clientes? Ou será apenas a tradicional pesquisa com consumidor com uma nova roupagem? Jon Steel, vice-chairman e diretor de planejamento da Goodby, Silverstein & Partners de São Francisco, argumenta que não se trata de nenhuma dessas coisas. O planejamento de propaganda existe com um único propósito de criar uma publicidade que esteja em total sintonia com o consumidor. Enquanto muitos continuam dissecando o comportamento do consumidor, o autor defende uma abordagem baseada na simplicidade, no senso comum e na criatividade - uma abordagem que ganha acesso aos corações e mentes dos consumidores, desenvolvendo relações contínuas com eles e, mais importante, aceitando-os como parceiros no processo de desenvolvimento da propaganda.
A mensagem neste livro é que o planejamento de propaganda bem pensado resulta em marketing e propaganda melhores e mais eficientes tanto para as agências quanto para os clientes.
STEEL, Jon. Verdades, mentiras e propaganda. A arte do planejamento. São Paulo: Negócio Editora, 2001.
Indicação:
Márcia Annuseck
Coordenadora de MKT do Parque Unipraias
Professora da UNIASSELVI