segunda-feira, 23 de março de 2009

O ÓCIO CRIATIVO - DOMENICO DE MASI



Comentário:
Esta obra deveria ser lida por todos os comunicadores (agências/produtoras/editoras/departamentos de Marketing), ela versa sobre a sociedade pós-industrial e tudo que isto pode significar.
Gostaria de dividir uma frase destaque que retrata a obra: “quando fizemos o que amamos, sem pressão, transformamos/criamos nossos produtos/serviços mais belos e com maior qualidade”, como afirma Domenico De Masi, “o futuro pertence a quem sabe mesclar trabalho, estudos, atividades lúdicas e tempo livre”. Boa leitura a todos!

Sinopse:
Em O Ócio Criativo Domenico De Masi elabora não apenas os temas da sociedade pós-industrial, do tempo livre e da criatividade, como também as questões da globalização, do desenvolvimento sem emprego, da feminilização, do declínio das ideologias tradicionais e dos sujeitos sociais emergentes.
A conversa tem como pano de fundo uma profunda insatisfação com o modelo social elaborado pelo Ocidente, sobretudo pelos Estados Unidos, centrado na idolatria do trabalho, do mercado e da competitividade. A este é contraposto um novo modelo com as seguintes premissas:
- baseado na simultaneidade entre trabalho, estudo e lazer;
- centrado mais no crescente tempo livre do que no tempo decrescente dedicado ao trabalho;
- atento à distribuição equânime da riqueza, assim como à sua produção de forma eficiente;
- militante pela redistribuição do tempo, do trabalho, da riqueza, do saber e do poder;
- nos quais os indivíduos e a sociedade são educados para privilegiar a satisfação de necessidades radicais, como a introspecção, o convívio, a amizade, o amor e as atividades lúdicas.

Contribuição:
Deivi Eduardo Oliari
Professor e Coordenador do Curso de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda da Uniasselvi – Indaial/SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário